Seguidores

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

“João Cândido, A luta pelos Direitos Humanos" abre semana da Consciência Negra na Câmara Municipal de Divinópolis


O Movimento Negro de Divinópolis abre hoje a semana da Consciência Negra com palestras, e o lançamento da exposição “João Cândido, A luta pelos Direitos Humanos".

Promovida pela Fundação Banco do Brasil e Petrobrás, a exposição que retrata a trajetória do Almirante Negro João cândido, ficará no espaço GTO da Câmara Municipal de Divinópolis de 11 á 18 de novembro.
Além do lançamento da exposição a professora Maria Catarina Vale apresenta relatos sobre o prêmio João Cândido no qual a Escola Estadual Luís de Melo Viana Sobrinho conquistou o segundo lugar.

O professor Alisson Ferreira, vice-presidente do MUNDI, abordará o Tema “Ano Internacional do Afro Descendente” e o jornalista Evandro Araújo apresenta a palestra “Negro na Mídia”.
O encontro conta ainda com a participação do grupo de capoeira Morro de Santana MUNDI e com representantes do Banco do Brasil.
A abertura começa ás 15 horas na Câmara Municipal de Divinópolis. Outras informações pelos telefones: (037) 9959 2987 - 8819 0368.
 

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Certidão de Nascimento: Um Direito de Todos

Convidada pela presidente Dilma Rousseff para ajudar a promover o registro civil de nascimento, Ivete Sangalo dispensou o cachê para ser a estrela da campanha publicitária.

A aquisição da segunda via de certidões de nascimento, casamento ou óbito, que tenham sido registradas em outros municípios do Brasil, podem ser requisitadas na Comissão de Direitos Humanos e Defesa Social da Câmara Municipal de Divinópolis.

Entre as dificuldades para a obtenção da certidão de nascimento está a ausência dos cidadãos nas suas cidades de origem, ou seja, onde foram devidamente registrados, o que penaliza, sobretudo, a população de baixa renda.

A primeira via da certidão de nascimento é de graça para todos os brasileiros, e a segunda via é gratuita para as pessoas reconhecidas pobres, e este estado é comprovado pelo próprio interessado através da declaração de pobreza.

Para obter a segunda via da certidão de nascimento ou casamento, o próprio interessado deve comparecer - se menor, seu representante deve acompanhá-lo - à Comissão de Direitos Humanos e Defesa Social munido de dados que podem levar à localização do Cartório em que foi registrado. Identificado o cartório, é feito contato telefônico com o mesmo para conferir se o registro está naquele local e é solicitada a segunda via. O pedido é feito por ofício da CDHDS onde é anexada a declaração de pobreza do interessado e enviado pelos Correios.

Quando não comprovado a pobreza legal, as atendentes da Comissão buscam informações para a aquisição via depósito bancário. O valor é de responsabilidade do interessado.
Os cartórios demoram em média quinze a trinta dias para encaminhar a segunda via da certidão à CDHDS.

Certidão de nascimento – primeiro passo para a cidadania

A certidão de nascimento é o que garante nome, sobrenome e nacionalidade. Ela é importante para a matrícula escolar, para o cadastro em programas sociais e para obter a documentação civil básica: carteira de identidade (RG), cadastro de pessoa física (CPF) e carteira de trabalho e previdência social (CTPS).

A falta de documentos impede que a população se beneficie dos programas sociais governamentais, dentre eles o Bolsa Família.
As certidões emitidas por declaração de pobreza, registradas em cartórios divinopolitanos são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, antiga Pró-Humana. A Secretaria atende à rua São Paulo, n° 114 - Centro. Telefone: 3221-7080.