Seguidores

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

CDH visita Centro Socioeducativo de Divinópolis


Na última quarta-feira (28) a equipe da CDH fez uma visita de rotina ao Centro Socioeducativo de Divinópolis. Na oportunidade, foram avaliadas a infraestrutura do local, condições dos internos e suas reivindicações.

Atualmente, o local abriga 65 jovens, mas a capacidade é de apenas 48. De acordo com o Secretário de Segurança Nivaldo Júnior, trinta e seis destes jovens é de Divinópolis e a maioria cometeu o crime de tráfico de drogas.

O local possui oito alojamentos para internação (que varia de seis a três anos, conforme determinação judicial) e seis alojamentos provisórios (permanência de quarenta e cinco dias). As visitas acontecem aos sábados para os adolescentes provisórios e domingo para os internos.

O Centro Socioeducativo trabalha com a inclusão e socialização dos menores infratores através de aulas de Hip-Hop, rap, oficinas de arte, esporte recreativo, oficinas de esporte, cultivo de horta, coleta seletiva de lixo, criadouro de galinhas e ainda atuam em parcerias com o CRAS, SENAC e empresas privadas da cidade. Todos os adolescentes freqüentam a escola obrigatoriamente (ensino médio e fundamental) em dois turnos, dentro do próprio centro socioeducativo.

Os adolescentes não fizeram nenhuma reclamação grave do local e acreditam que ali seja uma oportunidade para reflexão e socialização. Uma vez por semana eles podem ligar para algum familiar e conversar durante cinco minutos. Os jovens ainda contam com atendimentos especializados de uma dentista, psicóloga, terapeuta ocupacional, enfermeiro e um analista jurídico.

De acordo com a diretora do local, Sabrinna Oliveira Pereira, atualmente 78 agentes trabalham no estabelecimento e ainda há oito vagas, mas é preciso abrir um edital para o preenchimento destas das mesmas.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa Social, vereador Hilton de Aguiar, disse que pretende visitar regularmente o Centro Socioeducativo de Divinópolis.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Fórum de debates: CRACK | Violência, Justiça e Tratamento


Dia 21 de outubro, às 19h, no Auditório da Faculdade Pitágoras.

Palestrantes:

Dr. Mário Sérgio Sobrinho: Promotor de Justiça/SP, co-autor do livro

“Drogas: Aspectos Penais e Criminológicos”;

Dr. Marcelo Ribeiro: Médico Psiquiatra/SP, co-autor do livro: “O Tratamento do Usuário de Crack”;

Dr. Luís Flávio Sapori: Sociólogo/MG, co-autor do livro: “Crack: Um Desafio Social” e

Adriano Siqueira e Silva: Secretário Adjunto de Política sobre Drogas e Direitos Humanos de Divinópolis.

O ingresso será 1 KG de alimento não perecível (exceto sal e açúcar) a serem doados ao Lar das Meninas.