Seguidores

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Relatório de atendimentos

    O mês de novembro de 2010 foi de bastante trabalho na CDHDS. Com o total de 285 atendimentos, os cidadãos auxiliados e devidamente orientados, puderam perceber o quão importante é fazer valer seus direitos.
    A estagiária da CDHDS, Ramatis Alvarenga, destaca como são feitos os atendimentos. "A Comissão lida com a realidade de forma cautelosa, pois precisamos fazer um acolhimento às pessoas que nos procuram. Buscamos o máximo de soluções de problemas que são relatados aqui, quando não é possível encaminhamos a órgãos competentes, enfatizando sempre o valor do cidadão".

    Veja alguns números do relatório dos mês 11:

09 pedidos de 2ª via de certidão de nascimento
09 consultas e explicações sobre processos
07 denúncias recebidas
06 orientações processuais
05 orientações sobre detentos

Ação Social


Dia Internacional do Voluntariado

    No dia 05 de dezembro o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Câmara Municipal de Divinópolis, promoverá ação social no bairro Dona Rosa. Com base em informação e entretenimento a intenção é atingir até mil pessoas, segundo o coordenador do evento, Geraldo Nascimento. “A escola onde acontecerá a ação tem uma boa estrututa e queremos ajudar de 500 a mil pessoas, prestando informações sobre cidadania e direitos humanos”.
    Também coordenador do Centro de Voluntariado do CAC, Geraldo Nascimento explica a escolha do local da ação. “É uma região estratégica que abrange vários bairros. Um dos nossos parceiros, a FIEMG, sugeriu o bairro Dona Rosa e nós estudamos a área. Há muitas crianças carentes no local e nosso objetivo será cumprido com maior eficácia”.
    A diretora do CAC, Gisele Guedes, acredita na promoção para educação a cidadania. “Queremos facilitar a ligação entre quem quer ajudar e quem quer ser ajudado. Buscamos clarear os diretos aos cidadãos, para não ficarem cegos no mundo”.
    Na Ação que comemora o Dia Internacional do Voluntariado, terão apresentações de teatro, palestras sobre saúde, campanhas de mobilização social, lazer e atendimento jurídico prestado pela Comissão de Direitos Humanos e Defesa Social. “Essa aproximação ao local onde as pessoas moram é necessária pois alguns cidadãos não tem condições financeiras de ir até a Câmara. Outros não tem o conhecimento do serviço que prestamos”, informa a Consultora Jurídica da CDHDS, Sandra Maria de Morais.
    Para a realização da Ação o poder legislativo contou com a ajuda de muitos parceiros. “É importante agradecer os colaborados e os munícipes que tem uma função primordial para realização do evento. A gente nota que o nível de empresas com responsabilidade social em Divinópolis tem aumentado. É um conjunto entre poderes e indivíduos”, enfatiza a ouvidora da Câmara Municipal Jocélia Campos, que contribui para a realização da iniciativa.

    O evento acontece no domingo 05, das o8hs às 12hs30min, na Escola Municipal Paulo Freire – Rua Alzira Fonseca, nº 771, bairro Dona Rosa.

    Abaixo programação completa e parceiros da Ação. (Clique na imagem para ampliar)